Skip to content

Quem tem direito a Cidadania Portuguesa? Filhos, netos, bisnetos brasileiros

A cada dia tem sido mais comum ver pessoas em busca da Cidadania Portuguesa. Seja para filhos, netos e bisnetos brasileiros. Mas você sabe quem tem direito a Cidadania Portuguesa, de fato?

Então você chegou ao lugar certo, hoje iremos falar sobre quem tem direito a Cidadania Portuguesa, e também quais são os passos para filhos, netos e bisnetos brasileiros conseguirem este grande passo.

Esse é o seu caso? Acompanhe agora como é simples e fácil você entender quem tem direito a Cidadania Portuguesa e como você pode adquiri-la.

Cidadania Portuguesa – filhos brasileiros

Esse é um dos casos mais simples para quem deseja saber quem tem direito a Cidadania Portuguesa. E também é muito simples para realizar a obtenção dos documentos, e principalmente o tempo para concluir todo o processo. E ainda melhor, o português em questão, não precisará estar vivo para se ter realmente o direito à Cidadania Portuguesa.

Cidadania Portuguesa – netos brasileiros

Já neste caso, existem duas maneiras para conseguir a Cidadania Portuguesa:

– Filho (a) de Portugueses estiver vivo, todo o processo é realizado em escada, quando primeiramente o filho do Português adquiri e somente depois o neto.

– E em casos quando o filho já faleceu, o neto deverá comprovar determinados vínculos com Portugal – como já explicamos em outros artigos.

Cidadania Portuguesa – bisnetos brasileiros

Aqui a lógica é a mesma para os casos netos de Portugueses. Para se ter o direito à Cidadania Portuguesa, precisará que os descendentes estejam vivos e ir tirando em escada – um a um. E caso não estejam vivos, é o mesmo processo para a realização da Cidadania Portuguesa para netos, exigindo a comprovação de vínculos com o país.

Aconselhamentos que o manifestante requerente, comprove uma conexão “íntima” com Portugal, pois além de existirem os laços familiares, o interessado precisa apresentar diferentes provas que possam comprovar seu interesse cultural, econômico ou qualquer outra coisa que possa ser documentada e fundamentada.

Veja alguns casos de como comprovar o vínculo com Portugal, para ter o direito à Cidadania Portuguesa:

  • Viagens frequentes para Portugal;
  • Residência legal em território Português;
  • Possuir uma propriedade em seu nome, ou contratos de aluguéis que sejam relativos à imóveis situados em Portugal – há mais de três anos para ambos os casos;
  • Ligação ou residência com alguma comunidade histórica Portuguesa em seu país de origem, ou no estrangeiro;
  • Ao longos dos últimos cinco anos, ter participações regulares à data de seu pedido de Cidadania Portuguesa para Netos – como é o caso de atividades recreativas ou atividades de associações culturais, aqui no Brasil.

Como requerer Cidadania Portuguesa

Agora que você já sabe quem tem direito a Cidadania Portuguesa, certamente está interessado em saber como pode requerê-la, correto? Veja abaixo como você poderá dar entrada em sua Cidadania Portuguesa, quanto custa e todos os trâmites legais para conseguir.

O valor de acordo com o próprio Consulado Português no Brasil, é de 175 euros para iniciar o trâmite legal da Cidadania Portuguesa. Porém, indicamos que você atue junto de uma assessoria especializada.

Até porque, a maioria dos documentos precisam ser conduzidos a diferentes etapas, dentro de todas as regras que são definidas pelos órgãos consulares e civis. Dessa maneira você evita indeferimentos e consegue sua Cidadania Portuguesa mais facilmente.

Todo o processo é um pouco demorado e exigente, mas certamente vale a pena para quem tem direito a Cidadania Portuguesa. Se esse é o seu caso, procure agora mesmo uma assessoria especializada e mãos à obra!